segunda-feira, 3 de junho de 2013



ESCOLA SÃO KIZITO- EM MENONGUE/ CUANDO CUBANGO

UM POUCO DE HISTÓRIA POR DETRÁS DO NOME "KIZITO"

O nome Kizito foi especialmente escolhido para escola por ser um dos mártires africanos " Martires do Uganda". Kizito era o mais novo de (13) anos de um grupo de mais de 22 pessoas queimadas numa fogueira pelo Rei Muanga II de Buganda (actual Uganda) por terem aderido ao Cristianismo.Apesar da maioria deles serem católicos, havia tambem alguns protestantes. O mais conhecido dos martires é São Carlos Lwanga. Esses mártires de Uganda são tambem conhecidos por Proto-Martires da África Negra. Foram canonizados aos 18 de Outubro de 1964 pelo Papa Paulo VI. A festa celebra-se no dia 03 de Junho.

ESCOLA SÃO KIZITO: FUNDÇÃO
 Foi fundada em 1997 pela DRª Adelina Vandombembwa, ex-Irmã da comunidade Beneditina, licenciada em Pedagogia na FAI em São Paulo Brasil.
A abertura da Instituição na periferia da cidade de Menongue, foi a concretização de um sonho de uma filha de casa em contribuir para a educação de futuras gerações, em especial dos mais carenciados. Deve-se reconhecer que o Programa Mundial de Alimentação (PAM) e a comunidade local contribuiram para a edificação da obra. Vale lembrar que, a escola adquiriu estatuto de Escola Católica oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação da República de Angola, pautando pelos principios educacionais religioso, morais e cientifico.



Rafael Tobias Elondo ( Director da Escola)

Alunos junto o corpo directivo. Da esquerda para direita: Prfª Gaudência Paula Francisco, DRª Adelina Vandombembwa ( fundadora da escola), Rafael Tobias Elondo (director de escola), Prfª Mauricia Tchulo e o Prf. Gernaldo Machado Rodrigues.

O Prf. João Mbongue Canhanga em considerãções numa das salas de aula.

                                                               Alunos: fotografia familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário